Jogo The King of Fighters, conheça!
A série King of Fighters começou como um jogo de luta que apresentava alguns dos personagens mais populares das franquias de jogos de luta da SNK: Fatal Fury e Art of Fighting, além de jogos clássicos da SNK como Ikari Warriors e Psycho Soldier, dividindo-os em equipes de três (quatro na saga NESTS), disputando batalhas individuais semelhantes à sua maior competição na época, Street Fighter.
Embora o primeiro jogo fosse apenas para ser um crossover simples, a série se tornou mais popular do que os outros que o inspiraram, e logo se desenvolveu um enredo abrangente que levou os outros lutadores da SNK para o passeio.
Leia também
- Mortal Kombat 1 – Todas as dicas, fatality e golpes!
- Zelda II: The Adventure of Link – Dicas e Truques!
The King Of Fighters: a história dos jogos
Atualmente, existem cinco arcos principais da história:
Saga Rugal
O arco original do King of Fighters (conhecido como a Saga Rugal), que se concentra no notório senhor do crime Rugal Bernstein e sua tentativa de se estabelecer como o lutador mais forte do mundo, organizando um grande torneio e convidando competidores de todo o mundo. Está fortemente associada ao artista Shinkiro, como era a maioria das franquias da SNK da época.
Saga Orochi
O arco da Saga Orochi, que diz respeito a Kyo Kusanagi (o vencedor do primeiro torneio King of Fighters) e uma briga de sangue de mil anos com a família Yagami, que ganhou poder demoníaco graças a um pacto com um ser conhecido como “Orochi”. Shinkiro continuou a ser o artista principal.
Crônicas NESTS
As Crônicas NESTS são sobre a organização homônima e sua conspiração para criar clones armados dos guerreiros mais poderosos do mundo. Como Kyo está ausente na maior parte deste arco (ele não aparece até o final de 99 e continua sendo um personagem de apoio pelo restante da saga), o protagonista principal é um novo personagem chamado K ‘(pronuncia-se “Kay Dash “). Ele está fortemente ligado ao artista Styleos, embora Shinkiro tenha manipulado arte nas versões de 99 e 2000 antes da SNK falir e ele deixar a empresa; Nona assumiu como artista oficial em 2001 e 2002, ambos pela desenvolvedora coreana Eolith.
Arco Tales Of Ash
Arco Tales of Ash, que apresenta o andrógino garoto bonito francês Ash Crimson como o novo personagem principal. A história envolve uma trama sinistra para capturar os poderes dos clãs Kusanagi, Yagami e Kagura e usá-los para aproveitar o poder selado de Orochi, bem como a questão de de que lado Ash está. O principal inimigo deste arco é um bando de pessoas enigmáticas chamadas “Aqueles do Passado”.
Novos arcos
Um novo arco de história ainda sem nome que começa com The King of Fighters XIV e apresenta Shun’ei, um estudante de Tung Fu Rue como o novo protagonista, além de finalmente a adição oficial de mais um dos títulos da SNK, Samurai Shodown, através de sua mascote / heroína Nakoruru. O jogo em si agora usará gráficos 3D, mantendo suas raízes como um campo de jogo bidimensional, semelhante a jogos como Street Fighter IV ou Mortal Kombat 9.
Como os jogos da série KOF foram lançados?
Os jogos foram lançados inicialmente no sistema de arcade doméstico Neo Geo, por isso eles tiveram dificuldade em se familiarizar com os jogadores norte-americanos da América, mas continuaram sendo muito populares no Japão, assim como entre os jogadores de arcade no mundo todo.
Ele lançava novas edições do jogo todos os anos com regularidade, introduzindo novos personagens e listas na história, enquanto os personagens antigos aparentemente mantiveram seus conjuntos básicos de movimentos especiais ao longo da série, provavelmente para evitar o problema dos jogos antigos.
Além das entradas do jogo que compõem os principais arcos da história KOF, existem vários spin-offs, remakes e títulos de “partida dos sonhos” (que combinam todos os personagens dessa saga em particular em um jogo).
Isso inclui Maximum Impact, uma série de jogos de luta em 3D que ocorre em uma continuidade alternativa, até tendo personagens que não aparecem nas principais histórias do KOF; The King of Fighters: KYO, um RPG que une os eventos de 96 a 97 e se dedica a Kyo e os antecedentes de seu clã; um spinoff do Bullet Hell chamado KOF Sky Stage para o Xbox Live Arcade; The King of Fighters-i 002, um jogo para iPhone vinculado ao KOF XIII; The Rhythm of Fighters, um spinoff do Rhythm Game para iOS; e The King of Fighters All Stars, um spin-off para celular.
Além de jogos de luta e tie-ins, houve os infames jogos de encontros para celulares e Nintendo DS, Days of Memories permitiu que o personagem se aventurasse em Southtown e saísse com a maioria das divas de luta da série (e de outras); versões posteriores também permitiam que uma personagem jogadora namorasse os lutadores do sexo masculino também. Uma série animada na web que adapta livremente os eventos da saga Rugal (assim como o primeiro jogo Fatal Fury) chamada The King of Fighters: Destiny começou a ser transmitida em 2017.
Em 2010 foi lançada uma adaptação para filme estrelada por Maggie Q, Will Yun Lee e Ray Park.
Um novo jogo, SNK Heroines: Tag Team Frenzy, estrelou a maior parte do elenco feminino do título IV (além de Shermie e Terry Bogard, um ator de gênero) como um jogo de luta 2v2.
Uma adaptação para mangá de King Of Fighters XIV, chamada The King Of Fighters: A New Beginning começou a serialização em janeiro de 2018.
O KOF All Stars, um jogo móvel para smartphones, foi lançado mundialmente em 22 de outubro de 2019.
Esta é a ficha de personagem. Porém, esteja avisado: nesta série, o SNK certamente fugiu com o conceito de Cargas e Cargas de Personagens.
Como jogar The King Of Fighters?
É difícil escolher um novo jogo de luta, mas passar várias horas no modo de treinamento o ajudará a entender o básico, para que você possa parar de apertar botões e começar a combinar combos. Neste guia, mostraremos a todos, de iniciantes a veteranos, como vencer.
Controles simples
Embora possa não ter um tutorial abrangente, o King of Fighters se beneficia de um layout simples de quatro botões, que consiste em um botão de soco leve e pesado (LP, HP) e um botão de chute leve e chute pesado (LK, HK). Com esses quatro ataques, você pode acionar tudo no jogo, desde entradas de comando com o teclado direcional e um único botão, até pressionamentos de botões combinados que iniciam movimentos especiais universais para cada personagem.
Rush
King of Fighters também possui um mecanismo de rush que permite explorar combos básicos, literalmente, pressionando o botão de soco leve ao atacar um oponente. Por exemplo, o rush inicial pode ser usado como a primeira de uma série de combos, em que você acompanha conjunto de ataques com outra habilidade. Tente usar uma pressa com o seu personagem de escolha no treinamento e identifique o momento exato em que ele termina ou envia seu inimigo para longe.
É o momento exato em que você deseja cancelar (segue para) outro movimento, seja um ataque de comando padrão (como um gancho) ou um super (uma habilidade mais poderosa que custa medidor). Os especialistas geralmente estudam os quadros para serem completamente precisos, mas com prática suficiente você pode inserir esse tempo na memória muscular.
Medidor de especial
Por fim, seu medidor de especial, indicado por valores numéricos de um a cinco (conhecido como MAX), afeta a mecânica avançada especial, supers (que custam uma ou duas carga) e movimentos do clímax (supers com carga excessiva de três). Seu medidor carregará ao atacar e receber dano, para que você sempre tenha a chance de experimentá-lo em qualquer partida. Como nota, ao jogar batalhas de três em três, seu medidor será transferido para o próximo personagem depois que um perder.
Pulos
Suas opções defensivas são muitas, mas um bom lugar para começar é entender que existem vários saltos no King of Fighters. Parece estranho, eu sei, mas entender como todo esse trabalho é crucial para combater ou evitar ataques inimigos.
Pegue o salto, que é iniciado simplesmente tocando momentaneamente no botão de direção. É um pequeno salto que pode eliminar muitas habilidades (como a bola de fogo terrestre de Iori) e colocá-lo rapidamente em um local para lançar seus próprios ataques. Se você der um salto maior, fugirá de um projétil com mais facilidade, mas levará mais tempo para se recuperar dele, e sua janela de oportunidade será perdida.
Dashing
A corrida, tanto para frente quanto para trás, é outro grande movimento para escapar lateralmente de certos movimentos e ainda voltar à ação instantaneamente.
É uma tática especialmente útil contra personagens que agarram muito, que têm um alcance limitado para trabalhar. Retroceder fora do alcance de um comando de agarrar e contra-atacar pode ajudá-lo a reduzir suas (geralmente) grandes balsas de vida.
Ofensa x Defesa
Como diz o velho ditado, a melhor defesa é um bom ataque. Isso é especialmente verdade em jogos como King of Fighters, que tem uma mecânica de queda de guarda.
Em suma, martelando constantemente um oponente que está bloqueando, você irá cortar um medidor de esmagamento de guarda perto da barra de vida, o que pode eventualmente quebrar “deixando-os momentaneamente vulneráveis.
Entendendo o jogo The King Of Fighters
Seu trabalho durante cada partida é identificar que tipo de jogador seu oponente é e explorar essa fraqueza. Se você notar que eles gaguejam “(guardando com frequência) ou” zoneamento “(usando projéteis ou outros meios para mantê-lo longe deles), seja mais agressivo.
Da mesma forma, se você precisar respirar e se encontrar em apuros ou em um canto, poderá usar o golpe de retorno (HP, HK) para afastar seu inimigo. Certifique-se de ter um plano depois, seja usando um grande salto (pressione para baixo e depois para cima) para fugir ou algum outro método de movimentação de comando específico para seu personagem.
Existem muitos termos esotéricos na comunidade de jogos de luta, mas aqui estão alguns conceitos que podem ajudá-lo com King of Fighters 14.
Anti-ar
Um ataque que detém ou contraria um ataque aéreo. Um exemplo perfeito é o Rising Tackle de Terry Bogard. Mantendo a direção abaixada e pressionando um botão de soco, Terry subirá diretamente para atacar seu inimigo. Em muitos casos, esse movimento tem prioridade (acerta primeiro ou acerta em vez de um ataque inimigo), tornando-o um ótimo movimento antiaéreo que pode impedir um combatente saltitante.
Cross-up
Essa é uma das habilidades mais úteis que você pode aprender com um personagem e, provavelmente, uma das primeiras táticas avançadas que você começará a aprender. O termo refere-se ao uso de um movimento que irá enganar ou confundir o seu oponente direcionalmente, para que ele bloqueie incorretamente e se abra a um ataque normal prejudicial ou ao início de um combo. Procure movimentos não convencionais que golpeiam para trás enquanto avançam, muitos dos quais podem ser acionados por uma pressão no direcional e um ataque pesado enquanto estão no ar.
Normais
Quando os novatos jogam jogos de luta, geralmente ficam impressionados com movimentos de comando, como o clássico hadouken (bola de fogo) e shoryuken (uppercut) do Street Fighter. Mas o que a maioria das pessoas não diz é que ataques regulares (com LP, HP, LK, HK), geralmente em conjunto com apenas uma direção cardinal, podem realmente operar de maneira semelhante a um ataque de comando. Experimente + HP ou baixo + HK na maioria dos personagens, e você encontrará novas e poderosas ferramentas para o seu arsenal.
OTG
Também conhecido como “fora do chão”, é uma oportunidade de combinar um jogador que você enviou voando com outro lance anterior.
Punir. Como um dos conceitos mais importantes em qualquer nível de jogo, aprenda a punir e você irá longe. Embora o termo se refira literalmente a punir um inimigo por perder ou cheirar um ataque (geralmente algo que tem um tempo de recuperação alto e os deixa em aberto), é difícil realmente sair de forma consistente. Punições podem envolver combos, mas em jogadas de baixo nível, geralmente envolvem supers. Alguns personagens têm o que é chamado de punição em tela cheia, onde podem voar pela arena para encontrar instantaneamente seu oponente. Uma oportunidade perfeita para usar isso é quando alguém está perdendo um gancho ou movimento de comando. Em alguns casos, você pode voar sobre um projétil no chão e punir alguém instantaneamente. Pratique com as ferramentas que seu personagem possui e aprenda a punir com cada um dos seus supers.
O laboratório
Isso é o que os profissionais chamam de treinamento, e você fará muito disso. Gaste tempo com seu lutador favorito em treinamento contra uma CPU falsa.
Dicas avançadas de KOF
Depois de aprender o básico, é hora de passar para um jogo de nível superior.
Evasões
Comece a misturar algumas mecânicas avançadas, como a evasão de emergência, acionada por LP e LK (que é a mesma combinação de botões para acionar uma recuperação, colocando você de pé novamente se pressionado logo antes de atingir o chão). Embora as evasões tenham muitos usos, você vai querer praticar seu tempo esquivando projéteis com ele primeiro. Depois de controlar isso, você pode começar a se movimentar pela arena sem sofrer danos de guarda e começar a controlar jogadores de baixo nível que apenas enviam spam para bolas de fogo ou outros comandos centrados na zona, punindo-os de acordo.
Modo MAX
O próximo passo é aprender o Modo Max. Se você já jogou Street Fighter 4 (ou Street Fighter 5, por sinal), lembrará dos movimentos EX exclusivos. Para os não iniciados, uma habilidade EX é basicamente apenas um ataque de comando super-alterado, como uma bola de fogo mais poderosa que pode ter hits extras, danos e prioridade sobre outras bolas de fogo mais fracas. Mas no King of Fighters 14, você deve entrar no Modo Max primeiro pressionando LK e HP, abrindo uma pequena janela na qual você pode usá-lo. Você também pode cancelar o Modo Max atacando primeiro e pressionando LK e HP enquanto estiver no meio de um ataque.
EX Super
Por fim, você pode usar seu medidor EX para iniciar supers EX também com a mesma configuração “pressione os dois ataques pesados”, que gastará duas cargas de super para entrar em um ataque mais poderoso.
O que acham de KOF? O que mais gostam nessa série de jogos?
Sobre o autor
André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.