Como jogar jogos antigos sem usar pirataria?

Em Dicionário de jogos por André M. Coelho

Piratear jogos é um crime. Mas já a algum tempo temos uma área bastante cinza em torno da pirataria de jogos antigos. E quando eu digo antigos, não me refiro a 2008 . Quero dizer 1988, 1990, jogos da era de Ouro dos videogames.

Os “remakes” de clássicos

Claro, os jogos mais famosos transformam-se em novos remakes para as plataformas mais recentes mas eles são o 1%. E o resto dos 99%? E aquele jogo de fliperama que só você jogava no fundo da padaria da esquina?

O papel da pirataria

Eles são importantes também, mas sem o ato da pirataria, muitos deles poderiam não existir mais. Se esquemas de proteção fossem infalíveis como era pretendido e a lei de direitos autorais fossem sempre obedecida, a maioria dos programas publicados no passado acabaria desaparecendo para sempre. Muitas referências culturais de uma geração teriam se tornado extintas devido ao grande controle da mídia.

Leia também

Mas mesmo assim, estamos tratando de ilegalidade. Ou não.

Opções legais para jogar jogos antigos

O Good Old Games está recheado de clássicos baratos e o mais importante: originais! (Foto: sphextech.net)

A pirataria “legal”

Emuladores ainda não encontraram um espaço na legislação. Por um lado, jogos lançados em 1990 ou antes já estão perdendo hoje em dia sua propriedade intelectual e acabam indo para domínio público. Estes jogos são aqueles que você pode jogar sem se preocupar, mas mesmo assim, é difícil discernir entre os jogos que são legais ou ilegais de serem jogados com um emulador.

Então, como jogar jogos antigos sem usar pirataria?

Good Old Games é um serviço de distribuição digital famoso por trazer bons jogos antigos com absolutamente nenhuma proteção ao software. Eles enxergam os piratas como a concorrência. Seu objetivo é ser o mais próximo da facilidade de uso possível, onde você busca o nome de um jogo, paga por ele um valor justo e bem barato, baixa e joga. O GOG entende que nem todos os piratas são criminosos, eles estão apenas tentando cortar todas as restrições e simplesmente jogar os jogos que eles querem, incluindo aqueles antigos e difíceis de achar.

A outra opção de quem quer jogar jogos antigos é buscar em sites como MercadoLivre e Ebay pelos consoles e jogos antigos para jogo. Lógico que essa é uma opção menos prática, mas ela ganha pela nostalgia e pela garantia de que um console antigo dificilmente estraga.

Por fim, existem sites na internet com os chamados “Vaporware”. São sites que reúnem jogos perdidos e não tão populares e que você provavelmente não encontrará em lugar algum. Seu uso não é considerado pirataria e a grande maioria das empresas dona desses jogos já deixou de existir há muito tempo. Basta digitar “Vaporware” na sua barra de pesquisas que você encontrará várias opções de sites seguros com estes jogos.

Considerações Finais

Nós temos a consciência de que a pirataria é a opção fácil para encontrar jogos antigos. Mas eu insisto na ideia de investir em serviços legais de qualidade para que mais jogos sejam revividos e quem sabe, ganhem continuações pelas empresas que veem o público ansioso por novas versões dos jogos? Pense como um investidor, não apenas como um consumidor ao comprar jogos antigos e quem sabe, não veremos em breve opções legais para jogos antigos pipocando por aí?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.